15 de outubro de 2012

Outubro rosa

Olá meninas!! Como todas já devem estar sabendo outubro é conhecido mundialmente como o mês do combate ao câncer de mama. A iniciativa começou nos Estados Unidos e você pode ler mais um pouco sobre a história do movimento aqui.

É uma iniciativa muito legal pois de acordo com o site do Inca: o segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes. 

Estimativa de novos casos: 52.680 (2012)
Número de mortes: 12.852, sendo 147 homens e 12.705 mulheres (2010)

Dá para perceber que os número são muito altos e que a prevenção é muito importante. Mulheres fiquem atentas ao seus corpos! Qualquer alteração por menor que seja pode ser indicativo de algo que precisa ser tratado, por isso sempre procurem seus médicos!! E fiquem atentas aos seus companheiros também! Homens também tem mamas e também podem desenvolver a doença!

Em apoio à campanha muitas cidades coloriram seus principais monumentos. Eis a minha cidade linda toda em rosa!!!
 Catedral
 Palácio do Planalto
Congresso Nacional (as fotos não são de minha autoria)

E já que a minha cidade está rosa, porquê não minhas unhas também???

Desculpem eu sei que não é assim que costumo tirar foto das unhas (não reparem nos meus dedinhos tortos hehe) mas acabei viajando e não deu para tirar lindas fotos e quando voltei já estavam destruídas e eu precisava postar era questão de honra! No dia que resolvi pintar a unha de rosa fiz 3 vezes (3 esmaltes diferentes ¬¬) porque estava muito calor e lotou de bolinhas e ficou horrível  essa eu consegui milagrosamente arrumar. Mas enfim esse é o Flor do Deserto da coleção África à Vista da Colorama!! Achei um rosa muito lindo, meu namorado me chamou de Barbie porque estava com ele hehehhe.

Mas enfim o mais importante desse post é chamar a atenção de todas vocês para algo muito importante!! Câncer é coisa séria! Se você ainda não está na idade de fazer mamografia, mesmo assim preste atenção a tudo porque doença não tem idade para aparecer!! Pelo menos uma vez ao ano vá ao seu ginecologista!! Vamos nos prevenir!!!

4 comentários:

  1. Isso msm, amiga! Bela iniciativa! E adorei o esmalte!
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga é algo bem importante, né??? Com saúde não se brinca!!! Que bom que gostou!!! Beijocas!!!!!!

      Excluir
  2. Lindo... amei o esmalte!!!

    Beijos
    http://esmalteetudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e pela visita!